Lançamento do projeto Agroindústrias do Cerrado
| Casa do Cerrado | Atividades
A Cooperativa de Trabalho Casa do Cerrado realizou, no dia 19 de Maio, o lançamento do projeto Agroindústrias do Cerrado, na Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023. O lançamento fez parte da roda de conversa “Produtos e Sociobiodiversidade do Cerrado”, organizada pelas professoras Janaína Diniz (UnB) e Fabiana Thomé (UFG).
Legenda: Foto: Casa do Cerrado
O projeto tem apoio técnico e financeiro do FUNBIO, através do programa COPAÍBAS. Seu objetivo é desenvolver uma metodologia de serviço de assessoria, para fomentar e dar suporte a uma Rede de Agroindústrias do Cerrado, no estado de Goiás, contribuindo para realizar o potencial de diversas organizações comunitárias existentes e para a construção da Economia do Cerrado em Pé. As Agroindústrias do Cerrado são estabelecimentos que processam produtos da sociobiodiversidade, com participação e gestão de povos e comunidades tradicionais.
Para tanto, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, com formação e experiência de trabalho em Ciências Sociais, Serviço Social, Desenvolvimento Rural, Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Biologia, Nutrição, Cooperativismo, entre outras. São doze profissionais vinculados à Cooperativa Casa do Cerrado, com o apoio de consultores externos e a orientação acadêmica de docentes da UFG e do IFG.
Os resultados previstos são a elaboração de projetos completos de agroindústrias, incluindo uma usina de Cocos, Castanhas e Óleos Vegetais do Cerrado; a assessoria técnica em rede, para oito empreendimentos comunitários; e a divulgação a partir de um podcast, para popularização da Economia do Cerrado em Pé.
Legenda: Edissônia Costa (Associação Quilombola Cristininha), Janaína Diniz (UnB), Agnes Santos (Casa do Cerrado), Fabiana Thomé (UFG) e integrantes da equipe do projeto - (Foto: Casa do Cerrado)
Os empreendimentos comunitários participantes se situam no Território Rural Médio Araguaia, nos municípios de Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Iporá e Palestina de Goiás. A presidenta da Associação Quilombola Cristininha, Edissônia Costa, participou do lançamento, relatou sua preocupação com o desmatamento do Cerrado e cobrou recursos e políticas públicas para as cadeias produtivas dos produtos da sociobiodiversidade. A Associação Quilombola Cristininha será beneficiada com um projeto de usina de Cocos, Castanhas e Óleos Vegetais, com foco inicial no Baru.
A Cooperativa Casa do Cerrado busca preservar o Bioma Cerrado, através do desenvolvimento e execução de projetos socioambientais, do beneficiamento e da comercialização de produtos do agroextrativismo e da agricultura familiar, e da realição de atividades educativas, científicas e culturais. Atualmente, a cooperativa quer contribuir para a Economia do Cerrado em Pé, para regeneração dos serviços ecossistêmicos do bioma, para a transição agroecológica aos sistemas alimentares sustentáveis e na defesa dos Povos do Cerrado e de seus territórios.
Subtítulo: Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023
A Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023 está na sua vigésima edição e é um dos maiores eventos da Agricultura Familiar da região Centro-Oeste. Neste ano, a feira teve a participação de 115 expositores, entre associações, cooperativas, sindicatos e movimentos sociais do campo; recebeu 11 mil visitantes; proporcionou oficinas e cursos para 2.500 inscritos e comercializou R$ 380 mil em produtos da Agricultura Familiar. Conheça mais sobre a feira aqui.